Quando da aprovação no Congresso Nacional da Lei da Biossegurança (a qual autoriza o cultivo de transgênicos), discutimos em sala como ficaria a posição do Paraná. Como se sabe, o Estado possui uma lei aprovada em 2003 pela Assembléia Legislativa, proibindo o plantio, comercialização, industrialização e manipulação de produtos transgênicos.
Vejam o desenrolar da história:
Supremo derruba lei paranaense dos transgênicosElizabete Castro [07/04/2005]O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei estadual, aprovada em 2003 pela Assembléia Legislativa, proibindo o plantio, comercialização, industrialização e manipulação de produtos transgênicos. A decisão foi unânime entre dez dos onze ministros que compõem o plenário do tribunal. Um dos ministros faltou à sessão. (...)
Relator da matéria, o ministro Gilmar Mendes considerou que o Paraná extrapolou sua área de competência ao legislar sobre matéria privativa do governo federal. Ainda assim, o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, diz que nada vai mudar. Saiba o motivo lendo a notícia na íntegra no
Paraná-Online (carece de registro prévio).