segunda-feira, agosto 20, 2007

Copyright em crise

Muita gente já se convenceu que a proteção da propriedade intelectual, realizada através das leis do século passado se encontra em sérias dificuldades. Difícil é dizer quais seriam as alternativas, o que mudou efetivamente, pra onde devemos olhar. Este artigo de Roberto Cassano, publicado no Webinsider, nos ajuda. Faz lembra "A Economia das Idéias", do guru John Perry Barlow.

Marcadores:

Como a Internet muda as coisas...

A Safernet quer que o Conar fiscalize a publicidade no Orkut. Deu no IdgNow:

"De acordo com Thiago Tavares, presidente da Safernet, links patrocinados - modelo de publicidade que passou a ser utilizado dentro do Orkut neste ano - de empresas de diversos ramos são exibidos em comunidades de vários tipos dentro da rede social que ferem os direitos humanos."
O modelo de publicidade do Google (Adsense) agora aparece nas páginas do Orkut. Certamente é um novo desafio para o Conar considerar mais esta tarefa no rol das de sua competência. E o algoritmos do AdSense, será que vai ter que mudar por isso?

Marcadores:

Disponibilidade é questão de segurança

A Skype botou a culpa na Microsoft pelo período em que o famosos serviço de telefonia ficou fora do ar.Hummm, será?
Via Slashdot.

Marcadores:

Uso justo para o SPAM?

Uma discussão interessante no Slashdot levanta a pergunta: é justificado o envio de SPAM para países como China e Iran, os quais censuram a internet, fazendo propaganda de serviços de proxy? Teoricamente, estes serviços os ajudariam a burlar a censura...

Marcadores:

sexta-feira, agosto 17, 2007

Justiça com as próprias mãos na Internet

Você monta um site. Planeja ganhar dinheiro com ele através de anúncios de publicidade. Daí os caras inventam um plugin pro Firefox que não mostra os anúncios de publicidade pros usuários que se sentem incomodados com isso. O que você faz? Bloqueia todo mundo que usa Firefox? Tem gente propondo isso. Veja a discussão no Slashdot. Veja o site da campanha.

Como Lessig já dizia, 'o código é a lei'...

Marcadores:

Operação Nerd 2

Uma operação no Paraná prendeu 3 pessoas suspeitas de fazerem transferências de contas bancárias ilegalmente. Veja a notícia no Estadão:

"Segundo a polícia, nos últimos dez meses foram desviados R$ 10 milhões. Dois homens foram presos em Curitiba e uma mulher, em Maringá. De acordo com as investigações, a quadrilha usava páginas de grande acesso na internet para infiltrar programas que roubam informações dos usuários. Ao conseguir nomes e senhas, os hackers desviavam dinheiro das contas."