sexta-feira, março 31, 2006

Microsoft é derrotada em ação judicial. Webmasters têm que se adaptar.

Devido a uma derrota judicial, a Microsoft vai ter que mudar o IE. E porque o IE vai mudar, vários sites vão ter que mudar também. Leia o artigo no site da Info.
"A mudança na programação do Internet Explorer é o resultado de uma ação judicial da empresa Eolas. Em 1999, a Eolas processou a Microsoft, alegando que tinha a patente do método usado pelo IE para acesso a componentes externos. No fim do ano passado, o Departamento de Patentes dos Estados Unidos validou a posição da Eolas. Por isso, a Microsoft está sendo forçada a alterar a programação do IE."

terça-feira, março 28, 2006

Microsoft ainda pode processar Linux

Esta hipótese não é negada pelo executivo-chefe da empresa, Steve Ballmer. Segundo ele, para garantir os interesses dos seus acionistas, o sistema operacional Linux pode ser atacado judicialmente por violar patentes da Microsoft. Veja a entrevista no site da Forbes.

sexta-feira, março 24, 2006

O advogado da era digital

"Carreira tem mais de 20 anos, mas torna-se cada vez mais atual, com a multiplicação de crimes e processos ligados à tecnologia."
O IDGNow publicou matéria especial sobre a profissão do "advogado digital".

quinta-feira, março 23, 2006

Uma nova era de direitos na internet

É o que diz a Módulo no artigo de origem do trecho abaixo:
"(...) o STJ foi acionado em função de um processo contra um jovem acusado de pedofilia. Após a promotoria requisitar (e obter) ao provedor de acesso, conversas que comprometiam o acusado em salas de bate-papo, o réu, alegando quebra de sigilo das comunicações, recorreu. O STJ não acatou o recurso, considerando que, como o ambiente virtual é informal, ele está fora do alcance da lei de sigilo e proteção à privacidade. Para o especialista em direito em informática, Dr. Gilberto Martins de Almeida, a decisão não será isolada."

quarta-feira, março 22, 2006

Polêmica na França

"O projeto de lei espera regularizar a questão dos donwloads ilegais de arquivos protegidos por direitos autorais e acabar com as práticas de monopólio no mercado de arquivos MP3."
Leia a notícia no IDGNow.

segunda-feira, março 20, 2006

Processo contra o Google

A Kinderstart.com está processando o Google porque ele deixou de mostrá-la no topo dos resultados das pesquisas sobre sua atividade. Isto, segundo a Kinderstart.com, provocou uma queda de 70% na audiência do seu site. O Slashdot pergunta: O que Google deu, Google pode tirar?

terça-feira, março 14, 2006

Certificação digital é realidade

"Contribuintes com certificado digital poderão entregar documentos, apresentar pedidos, recibos, tudo eletronicamente. A Receita Federal editou nesta segunda-feira a Portaria nº 259 que acaba com o uso do papel nos processos para os contribuintes que possuírem certificação digital. "
A notícia é do IdgNOW.

quarta-feira, março 08, 2006

Você quer ser um perito digital?

O site IDG Now publicou uma matéria sobre essa profissão.
"Como é possível então seguir a pista destes piratas da internet que, somente em 2005, causaram prejuízos de 300 milhões de reais aos bancos brasileiros?
Uma nova classe de especialistas lidera o contra-ataque: os peritos digitais. Eles são os profissionais responsáveis por levantar as provas necessárias para colocar os cibercriminosos atrás das grades.
A função do perito digital – também conhecido como perito eletrônico ou perito de informática – é auxiliar a Justiça a tomar decisões em casos que envolvem tecnologia da informação.
"

quarta-feira, março 01, 2006

Monitoração de e-mail? Pode!

Veja notícia do Globo OnLine:
"A empresa pode vasculhar os computadores usados por seus funcionários e usar arquivos nele guardados para produzir provas contra eles caso seja necessário. A decisão é da 1ª Turma do Tribunal regional do Trabalho da 2ª Região (TRT)-SP), que considerou direito e dever do empregador manter vigilância sobre tudo o que acontece no local de trabalho. "